domingo, 23 de fevereiro de 2014

TetraQ

Olá pessoal! Bem vindos de volta, como vocês estão?
Exatamente como disse no meu ultimo post (Dois Joguinhos) minha irmã é minha fonte de inspiração para criação de jogos. Na verdade mais conceitos do que jogos, mas va lá...
Fato é que: estavamos brincando aleatóriamente com as peças de um ábaco quebrado e ela me desafiou: "Faça um jogo a partir dessas peças para a gente brincar", daí usei as peças e o piso do chão como tabuleiro para criar um pequeno conceito que com um pouco mais de desenvolvimento se transformou num jogo que estou chamando de TetraQ.

O jogo possui os seguintes itens:
  • Um tabuleiro de 8x4 casas;
  • 8 peças de cada uma das seguintes cores (Vermelho, Laranja, Azul e Verde);
  • só isso mesmo.
O jogo é jogado por dois jogadores que dispõem de quatro peças de cada cor e, alternando jogadas, podem mover uma de suas peças para qualquer casa vizinha considerando as seguintes regras:
  1. Uma casa é vizinha a outra se, e somente se, compartilham um de seus lados. (portanto sem diagonais);
  2. Sendo do mesmo jogador, duas ou mais peças podem ficar na mesma casa;
  3. Não sendo do mesmo jogador, duas ou mais peças só podem ficar na mesma casa caso sejam da mesma cor;
  4. Para mover uma peça para uma casa já ocupada por uma peça de outro deve-se realizar a captura. Uma captura só pode ser feita por uma peça que tem vantagem sobre a outra sendo:
    • Vermelho tem vantagem sobre laranja;
    • Laranja tem vantagem sobre azul;
    • Azul tem vantagem sobre Verde e;
    • Verde tem vantagem sobre Vermelho.
  5. A peça com desvantagem numa captura é tirada do jogo;
    • Numa captura todas as peças com desvantagem são retiradas da casa em questão, em outras palavras, se uma peça x se move para uma casa ocupada por uma ou mais peças y (sendo x com vantagem sobre y), todas as peças y da casa são retiradas do jogo.
O objetivo do jogo é capturar todas as peças do adversário.
As regras ainda estão em fase de teste, talvez possa haver um caso ou outro em que os jogadores possam usar suas brechas para tirar vantagem ou sei lá o que. Ainda não fiz todos os testes que gostaria.

A questão é que eu, o Lince, como "bom programador" que sou, resolvi fazer a versão eletrônica do jogo. Como estou estudando (muito!) sobre desenvolvimento de jogos, esse foi e ainda está sendo um ótimo exercicio.
Imagens TetraQ:
SS01_TetraQ
SS02_TetraQ
O Alpha v.0.1 pode ser baixado aqui: Download TetraQ Alpha v.0.1

No arquivo estarão dois executáveis, um é para jogar contra o CPU, e outro para dois jogadores humanos. Tá separado por que eu não estou nem um pouco com vontade de fazer interface pre-game por enquanto. (Especialmente porque a dificuldade que to tendo com a interface pre-game do War Legacy é justamente o que está me fazendo adiar tanto a liberação do seu alpha) -.-'

Enfim, além do WL, estou trabalhando para tirar todos os bugs que conseguir encontrar no TetraQ e fazer uma versão em que possa ser jogado via lan (!), por isso preciso ao máximo da ajuda de vocês para que baixem e testem o jogo e me deem o seu feedback sobre o que acharam do jogo e sobre o que acharam no jogo (ou seja, bugs).
Considerações finais sobre o TetraQ:
Use o mouse para escolher uma das suas peças e a casa para onde ele deve se mover;
Use as teclas direcionais para movimentar o tabuleiro;
PgUp para aumentar o zoom no tabuleiro;
PgDn para diminuir o zoom no tabuleiro;
Home para otimizar o zoom e a posição do tabuleiro; (dica: aperte Home assim que o jogo começar)

E outra coisa, a mesma irmã que me é de muita inspiração quebrou meu mouse (acidentalmente, eu sei), e como estou no interior ainda não pude comprar outro, e por isso o post vai ficar sem O Pequeno Lince, já que eu desenho com o mouse. Mas assim que eu conseguir outro mouse vou fazer o quadrinho e atualizar aqui! E o fato de eu estar no interior usando 3G é o principal motivo de não ter colocado nenhum video do novo visual do WL =/

Então é isso, como sempre vocês podem me encontrar no tuiter @LinceAssassino para qualquer dúvida, sugestão, crítica ou simplesmete se quiser trocar uma ideia.
Abraços do Lince.

Nenhum comentário:

Postar um comentário